Tirana, a capital da Albânia será a sede do Campeonato Mundial das Corridas de Montanha.

setembro 9 | Escrito por Pedro Abe Miyahira | DESTAQUES

Embora a Albânia seja um país montanhoso com o pico mais alto Korab (2764m), as corridas de montanha são recentes nesta parte do mundo.
Tirana, a capital da Albânia será a sede do Campeonato Mundial das Corridas de Montanha que será realizado neste domingo (11). É uma das poucas vezes que um país sem tradição na execução de competições de montanha está recebendo o Campeonato Mundial. Em 2011 os corredores albaneses terão a oportunidade de participar de um evento top do Mundo pela primeira vez.
Foi um grande trabalho para os delegados da WMRA, Bruno Gozzelino e Balicco Raimondo tiverão muito trabalho junto com o COL (Comitê Organizador Local) que aceitou o trabalho com muito entusiasmo e energia com o objetivo claro – de organizar um evento esportivo perfeito.

Do ponto de vista logístico o evento é bastante complicado. Todos os times irão ficar em Durres, cerca de 40 km de Tirana, onde todas as corridas e cerimônias serão realizadas.

Depois de ter alguns problemas para encontrar o percurso adequado, o delegado projetou o curso que se encaixa nos parâmetros da WMRA nos limites da cidade. O percurso é um curso de voltas, homens farão 3 voltas de 4,5 km de comprimento com ganho de elevação 285m, senhoras e juniores homens 2 vezes e meninas uma vez.

35 países anunciaram a participação, são mais de 300 corredores: 131 homens adultos, 63 mulheres adultas, 70 meninos e 51 meninas juniores.
As corridas juniores são normalmente imprevisíveis. Com idade entre 16 e 17 anos os corredores são prejudicados pela sua inexperiência na ansiedade para mostrar suas performances: medalhistas de ouro do Desafio da Juventude 2011 Lea Einfalt da Eslovénia e Matuszczak Rafal da Polônia e da Rússia os medalhistas de prata Ekaterina Ivonina e Galiulline Konstantin são os que vão tentar entrar no pódio. Lea também foi sexto no ano passado em Kamnik.
Na corrida masculina junior Tekle Andemichale vai tentar defender o título, mas terá adversários fortes, o corredores turcos Dag Sonmez e o vice-campeão Yildirmici Sabahatin.
Dragomir Denisa Ionela da Roménia e Yasemin Pode da Turquia, ambos medalha de ouro de grandes eventos internacionais e especialistas para corridas rápidas, são esperados para lutar pela posição mais alta na prova feminina junior.

Mitja Kosovelj, campeão mundial júnior 2003 e vencedor do World Challenge 2011 de Longa distância deixou de fora os campeonatos europeus para estar pronto para Tirana, onde o curso lhe convém.
Entre as mulheres adultas as corredoras italianas são favoritas. As Experientes Valentine Belotti (campeã de 2009, vice-campeã 2010) e Antonella Confortola-Wyatt são favoritas. A Campeã européia de 2010 Marie-Laure Dumergues da França também é especialista neste tipo de curso. Atual líder no Grand Prix e medalha de bronze de Bursa, a eslovena Lucija Krkoc também gosta dos percursos com subida e descidas. Claro que há também a presença das britânicas, turcas e americanas.
A modalidade Homens adultos é a mais esperada do campeonato. Nos últimos anos, os corredores da Eritréia e Uganda formavam a maioria dos “top10″. Como todo ano neste ano não seria diferente e a Eritréia entrou com uma equipe forte, mas há corredores experientes na equipe de Uganda; James Kibet e Martin Toroitich não estarão apenas para marcar estar presença. Sempre forte a equipe italiana com Marco De Gasperi, (a cada dia melhor) Gabriele Abate e os gêmeos DeMatteis não vão ficar satisfeitos apenas com a medalha por equipe.  Ahmet Arslan, 5 vezes campeão europeu, vai estar na disputa também para  tentar completar sua coleção com uma medalha de Campeão Mundial.

Haverá cobertura em TV ao vivo durante cinco horas na Albânia TV Nacional é garantida pelo LOC.

Aorganização dos Campeonatos foi possível devido ao apoio extraordinário dado ao evento pelo Governo albanês em especial do primeiro-ministro Berisha Salih.

O apoio da IAAF ao evento foi muito importante também: O alemão Otto Klappert, presidente honorário da IAAF da Comissão deCross Country assistirá ao Campeonato, juntamente com o conselho completo da WMRA e seu presidente, Bruno Gozzelino.

No dia antes do evento acontecerá o Congresso Anual da WMRA.

 

Deixe uma resposta